20.10.06

A Língua Portuguesa agradece.

Recebi um e-mail que tinha como título a afirmação acima. Bem, essa não é primeira vez que recebo e-mails com esse assunto e sinceramente eu me pergunto:

Quem essa tal de Língua Portuguesa???

Ou melhor, quem é essa digníssima senhora Língua portuguesa???

Por onde ela anda?

Que ambientes freqüenta?

Se gosta de uma boa cervejinha, ou se toma vinho do porto?

Afinal, quem é afinal esse ser que habita entre nós, tão onisciente como Deus?

Voltando ao e-mail.
O primeiro slide afirma: Mesmo que você saiba de todas essas formas corretas, passe adiante, pode ser útil para outras pessoas. E continua com a árdua defesa da Dona Língua Portuguesa: NÃO DIGA. Aí segue uma lista muito útil de formas que podem agredir os ouvidos.

Só que me pergunto no que dizer Iogurte ou Iorgute interfere na compra do produto, se ele muda de sabor, se ela amarga. Afinal, o produto muda se tirar ou colocar um R no lugar errado?

Queria saber se o problema é mais difícil se eu dizer POBREMA OU POBLEMA??
Ou se a solução é mais fácil?

Se mim não conjuga verbo, sinto informar, mas formas em infinitivo não estão conjugadas, logo não recebem EU e que cargas d’água este pronome está ali?
Então do ponto de vista sistemático, ou se aceita as duas formas, ou se rejeita as duas.

Se eu sei pouco de música, o autor desse útil e-mail sabe muito menos. As poucas vezes que participei de um coral sempre me pediram UM DÓ e não uma dó. E sinto, se você dizer que está com UM DÓ, vou vira e dizer: moço, o gênero dessa palavra está inadequado! Mas a Dona Língua Portuguesa, coitada, deve está se sentido muito humilhada.

Mas não acaba por aí não, tem mais!

A pronúncia correta de CD-ROM é ROM, como em ROMA e não RUM. A de HALL é RÓL e não RAU. Agora, sinceramente acho que dona língua portuguesa está mesmo encrencada, será que ela dobra a língua para RÓL, será que ela lembra que é ROM, se possível não nasalizando a vogal e pronunciando o M integralmente.

E aí Dona, conseguiu??

Mas calma que o golpe de misericórdia ainda estar por vir. Dona língua portuguesa, diga vou mandar, em vez de vou estar mandando, mas lembre-se mais: o correto mesmo é MANDAREI, sim madame, é MANDAREI, não se esqueça, pois seus defensores esqueceram.

Se a senhora for atender AO telefone NÃO DIGA, NUNCA: Quem gostaria? Pode ser o autor do e-mail e aí madame o negócio fedeu pro teu lado.

Por favor, não use pêra aí, a pessoa pode se sentir ofendida com madame e ir embora. Mas o autor ainda lança aquela frase de efeito:
"Se circula tanta bobagem pela internet, porque não circular coisa útil?"
Pois é, muito útil!!!!
Ass: Eduardo Vasconcelos (dudualves@gmail.com)

Comments:
Adorei!!!
Senso de humor de inteligente!! Paixonei!!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?